top of page
Buscar
  • Foto do escritorFunerária Rios

O luto em tempos de pandemia



Vocês são heróis!

Todos celebramos a alegria do nascimento e a esperança da vida. Todos partilhamos a energia dos sorrisos e vibramos com o reboliço das festas… E escondemos a dor da morte, a finitude da vida e o incerto da eternidade, da qual não sabemos se teremos noticias.

Escondemos, tantas vezes, a tristeza, a raiva e a desorientação, sem nos apercebermos que é normal que nos sintamos culpados ou que culpemos alguém, que não tenhamos apetite ou que o tenhamos em demasia ou até esconder que dormimos muito ou que não conseguimos dormir.

Mas precisamos de saber que é normal que nos sintamos exatamente como nos sentimos! Lembre-se, você é único e sente de forma única este período que se transformará. Porque a seguir ao inverno vem sempre a primavera!

Vivemos agora, para além do silêncio da morte, um outro silêncio - o confinamento social - que nos obriga a viver ainda mais em silêncio o nosso luto, já por si tão solitário, e a não darmos a atenção que queríamos dar àqueles que morrem.

Não nos podemos despedir, não fazemos os rituais fúnebres que nos ajudam a prestar a última homenagem e a despedir de quem tanto gostamos.

Se existe algo de positivo nisto eu não sei. Se podemos ficar em paz, eu sei que sim! Mas como fazê-lo? Sei que encontrará a forma certa para si, mesmo que isso implique pedir ajuda.

Raramente vivemos a morte de quem amamos de forma racional. O sofrimento está relacionado, muitas vezes, com as nossas convicções, com os nossos valores, com a forma como organizamos as nossas mentes.

E nesta fase, podemos viver algo profundamente nobre na morte que só os espíritos nobres, os heróis, conseguem! Feitos de coragem e solidariedade, inspiram-nos a todos como modelos e exemplos de superação.

Estes são, também, os nossos heróis! Os que não se despediram dos seus amores, os que não colocaram a sua mão na mão fria daquele que partiu, os que não acompanharam o seu último sopro de vida, os que não derramaram nos seus corpos a última lágrima de saudade que cresce a cada dia que passa…

Estes são os nossos heróis!

São heróis aqueles que partiram sem nos terem por perto, aqueles que, quase sozinhos, seguiram para a sua última morada física. São heróis aqueles que, em prol de um bem maior, seguiram o seu caminho diferente daquele com que sempre sonharam.

Inspiram-nos pela grandiosidade da alma, pelo esforço extraordinário, pela nobreza do gesto!

Os seus nomes constarão para sempre nas memórias dos Homens! Dos outros Homens a quem talvez não seja pedido tamanho feito!

Obrigada Heróis! Pelos meus filhos, por todos nós, deixo-vos a minha mais profunda homenagem!

Fernanda Afonso

Terapia do Luto, Psicoterapia, Hipnose Clínica

Whatsapp – 932 996 559

169 visualizações0 comentário
bottom of page